
A cirandeira Lia de Itamaracá será homenageada no próximo dia 21 de fevereiro pela UNINASSAU com o título de Doutor Honoris Causa. A cerimônia acontecerá às 16h, no auditório Capiba, no bloco B da instituição. Aos 81 anos, Lia é uma das maiores referências da cultura popular de Pernambuco e do Brasil, reconhecida nacional e internacionalmente por sua voz marcante e pelo compromisso em manter viva a tradição da ciranda.
Além da honraria concedida a Lia, a solenidade também marcará a entrega das Comendas Maurício de Nassau para Fábio Sotero, presidente da Associação dos Maracatus Nação de Pernambuco (Amanpe) e da Nação Aurora Africana, e para o ator, bailarino e historiador pernambucano Otacílio Cabral. O reconhecimento destaca a importância dos homenageados para a valorização e preservação da cultura pernambucana.
As honrarias serão entregues pelo CEO do grupo Ser Educacional, mantenedor da UNINASSAU, Jânyo Diniz, que reforçou a relevância do evento. “É com grande orgulho que prestamos essa homenagem a Lia de Itamaracá, Fábio Sotero e Otacílio Cabral. Esse reconhecimento celebra não apenas suas trajetórias, mas também seu compromisso com a cultura em suas diversas formas”, destacou.
Foto: Divulgação