
O Governo de Pernambuco lançou uma licitação para o alargamento da Avenida Caxangá (PE-005), na Zona Oeste do Recife, com um investimento estimado em R$ 3,9 milhões. A iniciativa inclui intervenções pontuais para melhorar o fluxo viário e otimizar o transporte público na região. A sessão para escolha da empresa responsável pela execução da obra está marcada para o dia 13 de fevereiro.
O projeto contempla melhorias no entorno de 13 estações de BRT, incluindo Abolição, Zumbi, Getúlio Vargas, Forte do Arraial, Parque do Cordeiro e Barreiras, entre outras. Além disso, haverá intervenções no trecho de acesso à Estrada de Aldeia (PE-027). “Com essa intervenção, vamos ajudar a melhorar a mobilidade na nossa capital, otimizando o deslocamento não apenas de quem usa carro, mas sobretudo o transporte público”, afirmou a governadora Raquel Lyra.
Além dessas obras, a Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) gerencia um pacote mais amplo de investimentos em mobilidade urbana, totalizando R$ 258 milhões. Esse montante, viabilizado pelo Novo PAC em parceria com o governo federal, será aplicado na recuperação de sete estações de BRT, construção de oito novas estações e modernização de três terminais integrados: Terminal de Camaragibe, Terminal da PE-15 e Terminal Pelópidas Silveira, em Paulista.
O projeto prevê ainda a instalação de passarelas e semáforos inteligentes para garantir maior fluidez ao sistema de BRT. No Corredor Norte-Sul, serão entregues duas novas estações, Cruz de Rebouças (Igarassu) e Matinha (Paulista), enquanto no Corredor Leste-Oeste, que inclui a Avenida Caxangá até Camaragibe, seis novas estações serão implantadas. “Nosso objetivo é finalizar a recuperação dessas sete estações até o final do ano e entregar as duas novas até o primeiro trimestre de 2026”, destacou o secretário executivo de Desenvolvimento Urbano, Francisco Sena.
Foto: Reprodução