
O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou, na tarde deontem (26), o reforço no policiamento na casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). O acompanhamento será realizado pela Polícia Penal do Distrito Federal em tempo integral.
A decisão de Moraes atende ao pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR), que entendeu haver risco de fuga do ex-presidente. O magistrado destacou que os agentes devem evitar a exposição indevida de Bolsonaro, “abstendo-se de toda e qualquer indiscrição, inclusive midiática, sem adoção de medidas intrusivas da esfera domiciliar do réu ou perturbadoras da vizinhança”. As informações são do Metrópoles.
Moraes detalha que ficará ao critério da Polícia Penal do DF a utilização ou não de uniformes e respectivos armamentos necessários.
Para Moraes, o acompanhamento policial é “adequado e necessário”.
“Considerando a proximidade do julgamento de mérito da AP 2.668/DF e o fundado quanto à suficiência das medidas cautelares decretadas, verifica-se adequado e necessário o monitoramento do réu e investigado Jair Messias Bolsonaro, em complemento às medidas cautelares impostas e referendadas pela Primeira Turma desta Suprema Corte, de modo a assegurar a aplicação da lei penal”, escreveu o ministro do STF.
Moraes atendeu à manifestação da PGR que se posicionou para o policiamento extra no entorno da casa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Brasília.
A solicitação foi feita após a Polícia Federal (PF) encaminhar, na última segunda-feira (25), ao STF um ofício elaborado pelo líder do Partido dos Trabalhadores (PT) na Câmara dos Deputados, Lindbergh Farias (PT), no qual ele pede o reforço policial na casa de Bolsonaro para evitar possível fuga. No pedido, a PF frisou a manutenção e constante checagem do sistema de monitoramento eletrônico nas imediações da casa do ex-mandatário.
As medidas adotadas pela PF visam assegurar o cumprimento das cautelares impostas por Moraes a Bolsonaro, que segue em prisão domiciliar desde o último dia 4 de agosto e usando tornozeleira eletrônica.