
A Câmara Municipal do Recife aprovou dois requerimentos da vereadora Liana Cirne (PT) em sessão plenária: um Voto de Aplausos ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva pela criação do Prêmio MEC da Educação Brasileira e uma Moção de Repúdio ao governo do então presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pela decisão de revogar o visto de Mozart Sales, atual secretário nacional de Atenção Especializada à Saúde.
Ao defender a homenagem, Liana afirmou que a iniciativa do MEC representa “um marco relevante na valorização das redes públicas de ensino e dos profissionais que constroem diariamente uma educação básica de qualidade no país”. Segundo a vereadora, “o governo Lula sempre teve um compromisso com a educação pública, seja com a expansão das universidades no interior ou com a criação das cotas. Hoje, o filho do pedreiro é arquiteto e o filho do agricultor virou doutor. Lula democratizou o acesso à educação”.
Na moção aprovada, Liana contestou a revogação do visto de Mozart Sales, que classificou como “injusta e arbitrária”. Para a parlamentar, a medida equivaleria a “um ataque direto à soberania nacional, à dignidade profissional e ao direito constitucional à saúde”, além de “ferir a democracia e desrespeitar políticas públicas reconhecidas nacional e internacionalmente”.