Empresas da construção civil e do setor sucroalcooleiro são cobradas sobre cotas de aprendizagem em Pernambuco

Empresas da construção civil e do setor sucroalcooleiro foram notificadas pela Auditoria Fiscal do Trabalho a comprovar o cumprimento das cotas de aprendizagem profissional. A audiência coletiva acontece nesta quarta-feira (10), no Recife, reunindo representantes do Ministério Público do Trabalho (MPT), Tribunal Regional do Trabalho (TRT), Ministério Público de Pernambuco (MPPE) e Fórum da Aprendizagem. Segundo a legislação, companhias com sete ou mais empregados em funções que exigem formação profissional devem contratar de 5% a 15% de aprendizes.

De acordo com a auditora fiscal do trabalho Simone Brasil, coordenadora da aprendizagem no Estado, o procedimento deste ano foi alterado para ampliar os resultados. “Resolvemos experimentar essa forma para dar mais visibilidade aos resultados de contratação de aprendizes ainda no mês de setembro”, explicou. Ela acrescentou que “foram notificadas para a audiência 136 empresas dos setores especificados; a expectativa é que 1.304 jovens sejam contratados como aprendizes”.

Dados do IDEB de agosto de 2025 apontam que Pernambuco tem potencial para 34.490 aprendizes, mas apenas 20.523 estão contratados, o que representa 59,5% do total. A audiência será realizada no auditório da Universidade Católica de Pernambuco, a partir das 9h.

Notícias relacionadas