
Durante as celebrações pelos 200 anos do Ginásio Pernambucano, a governadora Raquel Lyra assinou, ontem (2), a ordem de serviço para o início da restauração e modernização do prédio histórico, localizado no centro do Recife. Serão aplicados R$ 3,5 milhões nesta primeira etapa, com investimentos totais previstos em R$ 7 milhões para a requalificação completa da unidade.

“O Ginásio Pernambucano conta muito da história de Pernambuco, de pessoas que passaram por aqui e deixaram suas marcas na história do nosso Estado e do Brasil. Quando chegamos ao governo encontramos uma escola absolutamente abandonada, mas hoje assinamos a ordem de serviço para o início do processo de restauração desse patrimônio histórico”, afirmou a governadora. A intervenção prevê climatização, recuperação da fachada, intervenções estruturais e a modernização de espaços como salão nobre, refeitório, cozinha e museu, sem comprometer o calendário escolar, segundo a Fundarpe.
Fundado em 1825, o Ginásio Pernambucano possui atualmente cerca de 720 estudantes e foi pioneiro na rede estadual ao adotar o modelo de Educação Integral em 2004. O secretário de Educação, Gilson Monteiro, destacou que a recuperação vai “criar uma conexão direta entre passado e presente”, enquanto o gestor da escola, Antonio Rosa, ressaltou a importância de manter viva a trajetória de personalidades que estudaram na instituição, como Clarice Lispector e Ariano Suassuna.