
A comunidade chinesa no Recife antecipou a comemoração do Ano Novo Lunar, conhecido como Festival da Primavera, em celebração ao Ano da Serpente, que terá início oficialmente em 29 de janeiro. A festividade ocorreu no último sábado (18), na sede da Comunidade Chinesa, localizada no bairro do Pina, Zona Sul da cidade.
Durante a celebração, a cônsul geral da República Popular da China no Recife, Lan Heping, destacou a importância simbólica da transição entre os anos regidos pelo Dragão e pela Serpente. “O auspicioso dragão balança sua cauda para se despedir do ano velho, e a serpente dourada embarca em uma nova jornada. Estamos prestes a nos despedir do Ano do Dragão, repleto de colheitas, e dar início ao Ano da Serpente, repleto de esperança”, afirmou. O presidente da Comunidade Chinesa, Jack Lu, também reforçou a relevância da celebração. “É essencial mantermos a tradição, reunindo famílias e amigos para comemorar um ano que desejamos ser próspero para todos”.
O Ano Novo Lunar segue o calendário chinês, baseado nos ciclos da Lua, e é celebrado durante 15 dias, encerrando com o tradicional Festival das Lanternas. O ano de 2025, correspondente ao ano 4723 no calendário chinês, será regido pela Serpente, símbolo de introspecção, sabedoria e adaptação. Na tradição chinesa, os doze signos do zodíaco foram atribuídos aos animais que responderam ao chamado de Buda, cada um representando características específicas que influenciam o novo ciclo.
Foto: Reprodução