Com foco em inovação e novos negócios, Fecomércio-PE inicia 20ª Missão Empresarial no Japão

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE) deu início à 20ª Missão Empresarial Nordeste do Brasil ao Japão e à China. A comitiva, formada por 65 integrantes entre empresários, autoridades e dirigentes de entidades de classe de diferentes regiões do país, começou a agenda em Osaka, no Japão, com atividades ligadas à Expo 2025, evento que reúne representantes de 158 países e deve atrair cerca de 28 milhões de visitantes em seis meses. A iniciativa conta com o apoio da Confederação Nacional do Comércio (CNC), do Senac-PE, do Sesc-PE e do Sebrae-PE.

No Pavilhão do Brasil, coordenado pela ApexBrasil, os participantes vivenciaram uma experiência imersiva em cinco atos que abordam temas como urbanização interconectada e colapso ambiental. Também visitaram o pavilhão Future City e espaços de Taiwan e da Osaka Metropolitan University, com foco em inovação e sustentabilidade. “É uma alegria receber no Pavilhão Brasileiro a delegação da Fecomércio de Pernambuco em integração com outras federações e Sebraes parceiros. A expectativa é de uma missão exitosa”, disse Pablo Felinto Lira, diretor do pavilhão.

Em Tóquio, a programação incluiu reuniões com a Japan International Cooperation Agency (JICA), a Japan External Trade Organization (JETRO), além de visitas à Embaixada do Brasil, ao Banco do Brasil e à Câmara de Comércio Brasileira. “A presença na Expo representa uma oportunidade estratégica para mostrar o que Pernambuco e o Nordeste têm a oferecer em inovação, talento e cultura, além de abrir portas para parcerias comerciais e projetos de cooperação”, afirmou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio, Sesc e Senac-PE.

Após a etapa no Japão, a missão segue para a China, com passagens por Shenzhen e Pequim. Na capital chinesa, no dia 11 de setembro, será realizado o Seminário sobre Oportunidades de Investimentos e Negócios no Nordeste do Brasil, que reunirá empresários brasileiros e chineses. O encontro deve apresentar cases de sucesso e fortalecer os canais de investimento e cooperação voltados para a região.

Notícias relacionadas