
Victor Eduardo dos Santos Rufino, de 17 anos, morador de Glória do Goitá, na Zona da Mata Norte de Pernambuco, foi aprovado no curso de Engenharia de Software da Jala University, na Califórnia, Estados Unidos. A conquista marca um sonho realizado para o jovem, aluno do projeto de Educação e Tecnologia da ONG Giral. “O processo de seleção foi muito intenso, mas superei todos os desafios e hoje posso dizer que tenho um sonho realizado”, celebrou Victor, que está concluindo o terceiro ano do Ensino Médio.
A Jala University é uma instituição latino-americana voltada para o fortalecimento da indústria de software na América Latina. A graduação, oferecida 100% à distância com bolsa integral, inclui treinamentos internacionais e possibilidade de emprego no exterior. Victor foi um dos 40 alunos da ONG Giral que participaram do curso de Python, essencial para sua aprovação. A iniciativa de preparar alunos para a Jala surgiu após o sucesso de Alisson Santana, ex-aluno da Giral e atual estudante da universidade americana, que também atua como monitor no projeto de tecnologia da ONG.
Além da formação acadêmica, a bolsa da Jala University pode alcançar até 60 mil dólares, incluindo suporte tecnológico como notebooks de última geração. Para Alisson Santana, o impacto da Giral vai além da capacitação individual. “A aprovação de Victor reflete sua dedicação e a estrutura sólida das aulas de tecnologia da ONG. Apesar das oportunidades no exterior, nosso objetivo é contribuir para o desenvolvimento local”, destacou o monitor, que segue preparando novas turmas de programação com a linguagem Python para jovens da região.
Fotos: Divulgação