Médico Cardiologista; Fundador da SBAV PE - Sociedade Brasileira Amigos do Vinho; Atual presidente da ABS PE - Associação Brasileira de Sommelier.

A Explosão do Rosé no Mundo e no Brasil

Cada vez mais o vinho Rosé ( e espumante rosé também) vem ganhando expressão devido a sua elegância, frescor e fácil harmonização.

A região francesa da Provance é a expressão máxima do rosé no mundo, mas vários países e regiões vinícolas no mundo, observando o alto consumo deste tipo de vinho, estão produzindo o rosé e o Brasil não poderia estar de fora e várias vinícolas do país estão produzindo excelentes exemplares.

Basicamente esse vinhos são produzidos de duas formas:

Prensagem direta: onde as uvas tintas são delicadamente prensadas e obtém-se um mosto levemente colorido pelos pigmentos contidos nas cascas das uvas, a seguir segue para fermentação. Esta é a forma como são produzidos os melhores rosés.

Uma segunda técnica é a conhecida como Sangria, onde o vinho tinto após um certo período de maceração, o líquido vai atingir uma certa coloração rosada, e então, parte desse mosto é separado (sangria) e segue para a fermentação. Geralmente são rosés mais escuros, mais alcoólicos e com mais corpo. Aqui na nossa região, devido ao calor, vai muito bem com a nossa culinária, baseada em peixes frutos do mar. Vale muito a pena degustá-lo à beira da piscina ou em um almoço com a família ou amigos.

A partir deste post, vou começar a indicar um ou mais vinhos para que vocês degustem e desfrutem desta bebida que nos encanta. Lembrem-se: vinho é uma bebida para compartilhar, jamais tomar só, pois a alegria e o mundo de sensações que ele nos traz torna-se obrigatório compartilhar com outra(s) pessoa(s).

A dica é um vinho rosé do sul da Itália, mas precisamente “no salto da bota”, a Puglia. Uma região com cidades históricas, praias belíssimas e uma gastronomia saborosíssima à base de peixes e frutos do mar.Trata-se do A. Mare Rosato, produzido com a uva Bombino Nero.


Cor: salmão pálido
Nariz: fragrante, notas de frutas vermelhas, cítrico e notas florais
Boca: refrescante devido à sua acidez, o que o torna um vinho gastronômico, além de frutado. Excelente para esse início de verão!
Harmonização: peixes, frutos do mar, sushi e sashimi.
Onde comprar: World Wine Shopping Rio Mar

Médico Cardiologista; Fundador da SBAV PE - Sociedade Brasileira Amigos do Vinho; Atual presidente da ABS PE - Associação Brasileira de Sommelier.

Notícias relacionadas