Nesta sexta-feira (19), um apagão cibernético está causando interrupções em serviços essenciais em diversos países ao redor do mundo. Empresas aéreas, de telecomunicações e do setor financeiro estão enfrentando problemas. De acordo com agências internacionais, os usuários da Microsoft são os mais afetados.
No Brasil, os relatos iniciais de dificuldades começaram por volta das 7h, com problemas de acesso a aplicativos de bancos como Bradesco, Pan, Neon e Next. No entanto, ainda não há confirmação oficial de que a instabilidade está diretamente ligada ao apagão global.
A agência de notícias alemã Deutsche Welle informou que, segundo o site de monitoramento de distúrbios técnicos Downdetector, desde a noite de ontem, foram registrados picos de incidentes em sites que utilizam aplicativos da Microsoft.
Nos Estados Unidos, a rede de TV ABC relatou que voos das companhias American Airlines, United e Delta foram suspensos. Problemas semelhantes foram registrados em países como Austrália, Holanda, Panamá, Reino Unido, Alemanha, África do Sul e Índia.
O incidente foi relacionado a uma falha global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike, que confirmou problemas no sensor “Falcon” do sistema operacional Windows.
No Reino Unido, serviços ferroviários e de telecomunicações foram atingidos, assim como a bolsa de valores. O canal Sky News enfrentou dificuldades para realizar transmissões ao vivo.
A autoridade nacional de cibersegurança da Austrália anunciou que várias empresas foram afetadas. Serviços bancários e de mídia foram impactados, levando ao fechamento temporário de algumas lojas.
Na Alemanha, dois hospitais cancelaram cirurgias eletivas devido ao incidente.
Na África do Sul, um dos maiores bancos anunciou problemas que afetaram todos os serviços a nível nacional.
A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong informou que as companhias aéreas mudaram o procedimento de check-in para manual, mas os voos não foram afetados.