O artista plástico pernambucano José Ferreira de Carvalho, conhecido como Ferreira, abre pela primeira vez as portas de seu ateliê em Campo Grande, Zona Norte do Recife, para a exposição “50 Anos Ferreira de Arte”, que celebra seu meio século de trajetória artística. A mostra, que será inaugurada nesta quinta-feira (21) às 19h, reúne 140 obras que retratam as múltiplas facetas e fases de sua carreira. A visitação estará aberta ao público de 22 de novembro a 20 de dezembro, das 14h às 18h, com acesso gratuito, mediante retirada de convites no site oficial do evento.
Com curadoria que destaca oito períodos estilísticos do artista, a exposição inclui trabalhos emblemáticos das séries “Amazônia”, “Naif”, “Eu e os Mestres”, “Esculturas e Máscaras em Cerâmica”, “Abstrata”, “Castiçais” e “Caboclo de Lança”. A mostra é uma realização da Métron Produções, com incentivo da Lei Rouanet e patrocínio de empresas como Toyota, Toyolex e MV. Ferreira, que iniciou sua trajetória artística a pedido do pai em 1964, é um autodidata com passagens por exposições no Brasil e no exterior, incluindo uma temporada na França.
Além de celebrar sua produção artística, Ferreira também é membro da Academia Brasileira de Ciências, Artes, História e Literatura desde 2022, ocupando a cadeira nº 31. A mostra oferece ao público um mergulho no universo criativo do artista, conhecido por transitar entre técnicas variadas e interpretações que transformam pensamentos em arte.
Serviço:
Exposição: “50 Anos Ferreira de Arte”
Abertura: 21 de novembro, às 19h
Visitação: 22 de novembro a 20 de dezembro, das 14h às 18h
Local: Ateliê e Galeria Ferreira (Rua Catulo da Paixão Cearense, 263, Campo Grande, Recife-PE)
Convites: Gratuitos, disponíveis no site www.50anosferreiradearte.com.br.