Raquel Lyra anuncia fábrica de e-metanol de R$ 2 bilhões no Porto de Suape

O Governo de Pernambuco firmou contrato com a empresa GoVerde Holding S.A. para a instalação de uma fábrica de e-metanol no Complexo Industrial Portuário de Suape, com investimento inicial de R$ 2 bilhões. A planta, com obras previstas para 2026, ocupará inicialmente 10 hectares, podendo se expandir para até 30 hectares, e deve gerar cerca de 1.500 empregos diretos e indiretos durante a construção. “Com essa novidade, nós garantimos que Pernambuco cresça de forma sustentável, por meio da economia verde”, afirmou a governadora.

Com capacidade inicial para produzir 300 toneladas de e-metanol por dia — e plano de expansão para 900 toneladas até 2032 — a planta terá foco na exportação do combustível limpo para os setores naval e aéreo, especialmente para países da Europa e da América do Norte. “Trata-se de um projeto industrial transformador para Pernambuco e para o Brasil”, declarou o CEO da GoVerde, Ricardo Junqueira. “Estamos construindo uma cadeia completa, segura e sustentável para fornecimento do combustível verde. A planta em Suape representa um novo capítulo na inserção do país na rota global da descarbonização marítima e industrial.”

O e-metanol, produzido a partir de hidrogênio verde e CO₂ biogênico, é uma das principais apostas para substituir combustíveis fósseis em setores difíceis de descarbonizar. “Esta é mais uma etapa que ultrapassamos na consolidação de uma economia focada nos combustíveis do futuro”, disse o secretário de Desenvolvimento Econômico, Guilherme Cavalcanti.

Notícias relacionadas