
A estudante de Engenharia da Computação do Centro de Informática da UFPE (CIn), Sarah Melo, ficou em 2º lugar geral na terceira edição da Maratona Feminina de Programação (MFP), realizada em Campinas (SP) nos dias 5 e 6 de julho. Com o resultado, ela recebeu o título de segunda melhor programadora da América Latina e, pela segunda vez consecutiva, manteve-se como a melhor competidora da região Nordeste do Brasil.
Na final da MFP, Sarah representou o MaratonaCIn — grupo de programação competitiva do CIn-UFPE — ao lado das alunas Bonna Gil Borsoi (Ciência da Computação), Maria Eduarda Carvalho Braga (Sistemas de Informação) e Mariana Sousa Freire (Ciência da Computação). As quatro competidoras se enfrentaram em um desafio de quatro horas, sob a orientação do professor Gustavo Carvalho e dos co-coaches Leonardo dos Anjos Silva e Tiago Figueiredo Gonçalves.
A Maratona Feminina de Programação, realizada anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC) com apoio do Instituto de Computação da Unicamp, tem como objetivo ampliar a participação de mulheres e pessoas não-binárias na área de computação. Além da competição, o evento oferece palestras de carreira e atividades de capacitação voltadas à inclusão e ao desenvolvimento de talentos femininos na tecnologia.