
A Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe) inicia, na próxima segunda-feira (10), os agendamentos para o programa “Alepe Mulher”, que oferece serviços gratuitos de saúde, cidadania e autocuidado para a população feminina. A iniciativa faz parte das comemorações pelo Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, e seguirá até o dia 14. Serão disponibilizados cerca de 7 mil atendimentos, incluindo consultas com especialistas como ginecologistas, cardiologistas, endocrinologistas e oftalmologistas, além de exames como mamografia e ultrassonografias. A marcação deve ser feita pelos telefones da Alepe, com atendimentos programados para ocorrer entre os dias 18 e 20 de março, na Rua da União, no centro do Recife.
Além dos atendimentos com agendamento prévio, o programa também oferecerá serviços por demanda livre, como aferição de sinais vitais, testagens rápidas para HIV, sífilis e hepatites, vacinação e auriculoterapia. Um destaque será o “ambulatório do pé diabético”, voltado para orientação e atendimento a pessoas com diabetes, prevenindo complicações graves. Na área de cidadania, a ação contará com emissão gratuita de carteiras de identidade pelo Instituto Tavares Buril, orientação jurídica da Defensoria Pública para ações de menor complexidade e serviços do Detran-PE, como renovação da CNH e emissão de documentos.
A programação inclui ainda suporte para negociações de dívidas com a Compesa, orientações para empreendedores com o Sebrae e o Banco do Nordeste, além de serviços estéticos gratuitos oferecidos pela Mary Kay. A solenidade de abertura será realizada no dia 17 de março, com a presença de parlamentares e discurso do presidente da Alepe, deputado Álvaro Porto.
Foto: Divulgação