
O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, declarou que o presidente da Rússia, Vladimir Putin, “morrerá em breve”, durante entrevista à emissora francesa Eurovision, na noite de ontem (26). Segundo Zelensky, o líder russo teme perder o poder e está fragilizado, inclusive por conta da idade. A declaração ocorre em meio a especulações não confirmadas sobre a saúde de Putin, com rumores envolvendo derrames, câncer e parkinson.
A entrevista foi concedida após um encontro entre Zelensky e o presidente da França, Emmanuel Macron, no Palácio do Eliseu, em Paris. Nas redes sociais, o líder ucraniano defendeu que a Europa deve provar sua capacidade de defesa e reforçou a acusação de que a Rússia é a responsável por prolongar a guerra. Ele destacou ainda a existência de uma proposta de cessar-fogo apresentada pelos Estados Unidos há duas semanas, que ainda não teve adesão por parte do governo russo.
Zelensky agradeceu à França pela assistência militar, com destaque para os caças Mirage, que, segundo ele, já fazem parte da defesa aérea ucraniana. “Eles nos ajudam a nos defender principalmente”, afirmou. O presidente ucraniano voltou a pedir mais pressão internacional sobre Moscou para acelerar a diplomacia e evitar mais mortes no conflito.
Foto: Reprodução