Vírus facilitam desvios em transações feitas via PIX, saiba como proteger o seu aparelho

Foto: Reprodução

De acordo com a empresa de cibersegurança Apura, hackers têm desenvolvido malwares vírus capazes de interceptar e “desviar” transações realizadas por meio do PIX.
Esses malwares, conhecidos como trojans ou cavalos de troia, funcionam da seguinte maneira: quando uma pessoa instala o vírus no celular, acreditando se tratar de um aplicativo ou programa confiável, o malware intercepta a interação do usuário, podendo, inclusive, subtrair valores diretamente das contas bancárias, utilizando táticas como a sobreposição de telas no visor do celular do proprietário, de modo a ocultar suas ações e fazer com que a vítima não perceba que está caindo em um golpe.
Para se proteger dessas ameaças, os especialistas em segurança recomendam algumas medidas. A primeira delas é manter o sistema operacional do dispositivo sempre atualizado. Também é aconselhável instalar um antivírus confiável e fazer o download de aplicativos apenas de plataformas tradicionais, como a Play Store e a App Store. Outras dicas importantes incluem evitar clicar em links de fontes desconhecidas, utilizar senhas fortes para proteger o dispositivo, prestar atenção às transações bancárias e, se notar qualquer atividade suspeita, comunicar imediatamente o banco.

Notícias relacionadas