Violência política de gênero é destaque em evento da OAB-PE sobre mulheres e diversidade

Foto: Divulgação

A vice-presidente da OAB-PE, Ingrid Zanella, abordou a violência política de gênero durante o encontro “Happy Hour da Mulher Advogada e Diversidade”, realizado no Downtown Beer Garden, no bairro do Espinheiro, no Recife. “É ano eleitoral. E, lamentavelmente, ainda precisamos enfrentar situações constrangedoras. É inacreditável que sempre que uma mulher quer entrar na vida pública tem que lutar contra a violência  política de gênero”, destacou Zanella.

Citando casos recentes, como o comentário machista do empresário Tallis Gomes, que afirmou “Deus me livre de mulher CEO”, e a denúncia da candidata a vereadora Letícia Arsenio, que foi alvo de montagens pornográficas por meio de inteligência artificial, Zanella convocou os participantes a repudiar esses episódios. Ela reforçou que tais atitudes visam constranger e silenciar mulheres que tentam ocupar espaços de poder.

“É a velha política  tentando nos constranger. Silenciar. Excluir. Se apoderam de pautas femininas, na maioria das vezes para, de forma casuística e intencional, machista tentar nos calar. Não podemos andar pra trás. É hora de ocuparmos cada vez mais nossos espaços”, reforçou

Manuela Alves, presidente da Comissão de Igualdade Racial da OAB-PE, enfatizou que a violência política de gênero é um dos principais fatores da sub-representação feminina nos espaços de decisão. Quando alguém chegar falando em renovação da OAB-PE, mostrem minha foto. Eu sou essa renovação da Ordem em nosso Estado. Essa gestão  nos valoriza”, disse Manuela, a primeira mulher negra a assumir um cargo de conselheira seccional na Ordem.

O evento também contou com a participação de Sérgio Pessoa, presidente da Comissão de Diversidade Sexual e de Gênero da OAB-PE, que elogiou os avanços da Ordem em apoio à diversidade, destacando iniciativas como a cota de gênero nas chapas e a campanha por igualdade salarial.

Notícias relacionadas