Vice-prefeita participa de reunião no Ministério da Justiça sobre a atuação do Recife na construção de políticas migratórias

Foto: Divulgação

 

A vice-prefeita do Recife, Isabella de Roldão (PDT), esteve em Brasília para participar de uma reunião no Ministério da Justiça, que contou com a presença do Coordenador-Geral de Política Migratória do Departamento de Migrações da Secretaria Nacional de Justiça, Paulo Illes. Isabella apresentou as principais demandas da Prefeitura do Recife no que diz respeito à construção de políticas migratórias.
A vice-prefeita levou para a discussão o papel do Recife na Rede de Cidades Acolhedoras e propôs ao Coordenador-Geral a realização de uma etapa preparatória da Conferência Nacional de Políticas Migratórias na cidade. “É fundamental destacar a importância do fortalecimento das políticas migratórias nos municípios”, afirmou.
“A migração ajuda a fortalecer a diversidade cultural e social, contribui economicamente para o município e melhora a qualidade dos serviços oferecidos à população, afinal, o acesso a talentos e habilidades em cidades que adotam políticas migratórias bem definidas atraem talentos para diversas áreas”, acrescentou Isabella.
O Recife recebeu o Selo Migracidades, uma honraria concedida pela Organização Internacional para as Migrações (OIM), agência da ONU pela Migração, em reconhecimento às boas práticas de governança migratória adotadas pela capital pernambucana.
Desde 2017, o município acolhe refugiados venezuelanos, imigrantes da tribo indígena Warao e de outros países. Essas pessoas são acompanhadas pelo Serviço de Atendimento Integral à Família da Secretaria Executiva de Assistência Social da Prefeitura, o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social).
A Casa da Cidadania, parceria da Prefeitura do Recife com o COMIGRAR (Comitê Estadual de Fortalecimento da Política Migratória) e a Universidade Católica de Pernambuco também integram a equipe de acolhimento. A gestão municipal, por meio da Lei 18.798, de 2021, instituiu as bases para a elaboração da Política Municipal de Promoção dos Direitos dos Migrantes e Refugiados no Recife.

 

 

 

 

Notícias relacionadas