Vaticano realiza funeral de Papa Francisco no sábado; Lula e Milei confirmam presença

O funeral do Papa Francisco será realizado no próximo sábado (26), às 5h (horário de Brasília), na Basílica de São Pedro, no Vaticano. O corpo do pontífice, que morreu na madrugada da segunda-feira (21) aos 88 anos após sofrer um Acidente Vascular Cerebral, começou a ser velado na terça-feira (22) com uma missa reservada na capela da residência de Santa Marta. A cerimônia segue os protocolos estabelecidos no Ordo Exsequiarum Romani Pontificis, documento oficial que rege os ritos funerários de um papa.

O cortejo fúnebre com o corpo de Francisco está previsto para começar às 4h da quarta-feira (24), também pelo horário de Brasília. A procissão sairá da residência papal, passando por praças e portais do Vaticano até a entrada principal da Basílica de São Pedro, onde o corpo será velado publicamente com honras de Estado. As primeiras imagens divulgadas mostram o papa em um caixão de madeira, conforme solicitado por ele em vida, com guardas suíços ao lado e uma missa celebrada por um cardeal diante de poucos presentes.

Chefes de Estado de diversos países confirmaram presença no funeral, entre eles o presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, acompanhado da primeira-dama Janja, e o presidente da Argentina, Javier Milei. Após a liturgia de sábado, será aberto um período de visitação à urna mortuária para que amigos, autoridades e fiéis possam prestar as últimas homenagens ao pontífice argentino.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas