
Em Pernambuco, 70% dos consumidores pretendem comemorar o Dia dos Pais em 2024. É o que mostra a pesquisa realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Pernambuco (Fecomércio-PE), em parceria com a CEPLAN sobre as expectativas e intenções de compra para a data. Desses, 40,3% pretendem comprar presentes, 30,4% deverão comemorar em casa, 17,8% visitarão restaurantes ou lanchonetes e 11,3% pretendem fazer viagem ou passeio.
Quanto aos itens mais procurados, roupas e acessórios, representando 40,3% das intenções de compra, seguidos por calçados, com 23,8%, e perfumes e cosméticos, com 19,6%. Além disso, a média de gasto estimada pelos consumidores é de R$164 por presente, um aumento de 6,3% em comparação a 2023.
O levantamento também apontou que 50,8% das compras serão realizadas em lojas de comércio tradicional, enquanto 40,5% optarão por compras em shopping centers. Outro dado relevante é que 46,1% dos entrevistados pretendem utilizar o cartão de crédito como principal forma de pagamento, seguido por 50,6% que optarão pelo pagamento à vista em dinheiro ou PIX.
No comércio, a estimativa é de um crescimento de 14,3% no volume de vendas, chegando a 15,9% entre os estabelecimentos dos shopping centers; por sua vez, nos serviços de alimentação espera-se uma variação de 16,0% no volume de vendas em relação ao mesmo período do ano passado.
“O aumento nas intenções de compra e no valor médio gasto por presente indica uma recuperação econômica gradual e a confiança dos consumidores no comércio local. As expectativas para o Dia dos Pais de 2024 são promissoras”, comentou Bernardo Peixoto, presidente do Sistema Fecomércio/Sesc/Senac PE.