União Brasil e Progressistas firmam acordo de federação

União Brasil e Progressistas oficializaram na noite passada (23) um acordo para formar uma federação partidária, que será batizada de União Progressista. O anúncio formal será feito na próxima terça-feira (30), às 15h, em Brasília. O modelo, que exige compromisso mínimo de quatro anos entre os partidos, consolida uma aliança de centro-direita com potencial impacto nas eleições de 2026.

Segundo lideranças das duas siglas, ainda não há compromisso firmado com nomes para a disputa presidencial. Pré-candidatos como o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União), e a senadora Tereza Cristina (PP) seguem com liberdade para articular suas campanhas, mas sem imposição de apoio antecipado pela federação. A escolha do nome que representará o bloco no pleito nacional ficará para o ano que vem.

Com a federação, União Brasil e PP passam a atuar de forma conjunta no Congresso Nacional, em eleições e na formação de chapas estaduais, o que fortalece sua posição no cenário político e deve repercutir nas negociações por alianças e na distribuição de recursos partidários e tempo de propaganda eleitoral.

Foto: Divulgação

Notícias relacionadas