
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) lançou, nesta sexta-feira (21), o curso de bacharelado em Inteligência Artificial, uma das primeiras graduações da área no Nordeste, ao lado da UFRN. A nova formação será ofertada a partir do primeiro semestre letivo de 2025, com início em 5 de maio, e funcionará no Centro de Informática (CIn), no Campus Recife. Ao todo, são 50 vagas — 25 por entrada — com seleção baseada nas notas do Enem de 2022, 2023 ou 2024. As inscrições devem ser feitas até 4 de abril no site da UFPE.
Segundo o reitor Alfredo Gomes, o curso está alinhado com o Plano Nacional de Inteligência Artificial e tem como objetivo formar profissionais qualificados para o desenvolvimento da área no país. “Há uma expectativa do governo federal de fortalecer essa área do ponto de vista econômico, mas também acadêmico”, afirmou. Já o diretor do CIn, Paulo Borba, destacou que a graduação oferecerá uma base sólida em IA, com disciplinas sobre processamento de linguagem natural, visão computacional, modelos de linguagem e ética em IA.
Os futuros bacharéis estarão aptos a atuar em áreas como ciência de dados, engenharia de machine learning, IA generativa, cibersegurança, desenvolvimento de sistemas autônomos e análise de negócios. “O formando vai ter a capacidade de desenvolver modelos de aprendizado de máquina do zero, ou adaptar modelos já existentes, com aplicações em áreas como medicina, educação e direito”, explicou Borba. A partir de 2026, o curso será incluído no Sisu.
Foto: Reprodução