TRE-PE reforça campanha de prevenção e combate à violência no 2º turno

No 2º turno das Eleições 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE) reforça a campanha “Democracia sim, violência não” de prevenção e enfrentamento à violência no pleito. Lançada no último mês de setembro, a iniciativa é uma ação de comunicação que reúne canais de denúncia da Justiça Eleitoral e de diversas instituições que cuidam da segurança e fiscalização do processo eleitoral.

O mote da campanha é a mensagem de que violência não combina com a festa da democracia. Por isso, o objetivo é é prevenir e combater qualquer tipo de ação que coloque em risco a segurança de eleitores, candidatos e da votação em si, seja violência física ou simbólica, ou que atente contra a liberdade de voto como é o caso do assédio eleitoral no ambiente de trabalho.

O principal canal de denúncia é o aplicativo Pardal. Desenvolvido pelo Superior Tribunal Eleitoral (TSE), ele possibilita ao cidadão denunciar, além propaganda eleitoral irregular, crimes eleitorais e outras infrações especificadas na própria ferramenta. As denúncias para os casos de crimes ou outras irregularidades são efetuadas em campo próprio e são encaminhadas ao Ministério Público (MP). O usuário pode manter sigilo dos seus dados marcando esta opção diretamente no site do MP.

A versão atualizada do Pardal pode ser baixada gratuitamente nas lojas de aplicativos (Google Play ou App Store).

Do TRE-PE.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas