No próximo dia 1º de setembro, o Tribunal Regional Eleitoral de Pernambuco (TRE-PE), por meio da Comissão para a Equidade Étnico-Racial e de Gênero (CEERG), realizará uma audiência pública para discutir a equidade étnico-racial e o enfrentamento ao racismo. Com o nome de “Sistema Eleitoral e Política Pública Judiciária para a Equidade Racial e Prevenção, Combate e Erradicação do Racismo e Suas Interseccionalidades”, a sessão está marcada para acontecer no Plenário do edifício-sede do Tribunal, localizado no bairro do Derby, das 09 Às 12h.
O evento é fruto da adesão do TRE-PE ao Pacto Nacional do Judiciário pela Equidade Racial, instituído pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e tem como objetivo ampliar o debate com movimentos sociais, segmentos da sociedade civil e o público em geral. Esses diálogos resultarão no planejamento de programas, projetos, iniciativas e medidas voltadas para a promoção da igualdade, inclusão e da luta contra o racismo estrutural e institucional no contexto eleitoral.
Os interessados em participar podem se inscrever através do formulário https://docs.google.com/forms/u/1/d/e/1FAIpQLSeNippuR3M1ZWLzMOw6VcKDQXPu5XEBO3r21WIhVVErY0mEaA/viewform ou pelo e-mail ceerg@tre-pe.jus.br. No ato da inscrição, é necessário informar nome, telefone para contato e, se for o caso, a instituição à qual está associado. As intervenções durante a audiência terão um limite de 10 minutos, e quem estiver inscrito previamente terá prioridade. É possível realizar a inscrição no local do evento, e a participação na audiência como ouvinte também será permitida. A mesa será transmitida ao vivo pelo canal do TRE-PE no YouTube.
O desembargador André Guimarães participará da abertura da conferência. A condução da mesma ficará a cargo das coordenadoras da comissão organizadora: a juíza auxiliar da Presidência do Tribunal, Mariana Vargas, e a juíza Luciana Maranhão de Araújo, que também lidera o GT Equidade Racial e Combate ao Racismo e suas interseccionalidades do Tribunal de Justiça de Pernambuco.