
Em um episódio considerado extremamente raro, um tornado atingiu um iate que navegava na costa da Sicília, na Itália, na manhã desta segunda-feira (19), fazendo com que a embarcação naufragasse. Uma pessoa morreu e outras seis ficaram desaparecidas, segundo a Guarda Costeira italiana.
O barco, um veleiro de luxo com bandeira do Reino Unido batizado de Bayesian, tinha 22 pessoas a bordo. A embarcação navegava no início da manhã pela costa de Palermo, a capital da Sicilia, quando foi atingida por uma forte tempestade, ainda de acordo com a Guarda Costeira.
O tornado fez com que o iate virasse, segundo relatos de sobreviventes.
Na noite de domingo (18), o veleiro estava atracado na costa de Palermo.
Até a última atualização desta reportagem, um corpo havia sido resgatado, e as equipes de resgate buscavam sete desaparecidos, todos turistas do Reino Unido, dos Estados Unidos e do Canadá. Segundo a Guarda Costeira, o bilionário Mike Lynch, empresário britânico do ramo da tecnologia e conhecido como “o Bill Gates do Reino Unido”, é um dos desaparecidos.
A esposa de Lynch, Angela Bacares, foi resgatada, segundo a Guarda Costeira.
Por conta do horário, a maioria dos passageiros estava dormindo em suas cabines quando o tornado atingiu a embarcação, segundo sobreviventes. Alguns dos passageiros e tripulantes conseguiram pular para fora do veleiro, e 15 pessoas foram resgatadas, incluindo uma criança de um ano. Com informações do G1.