
Há mais de 30 anos, a comunidade tradicional do Terreiro Nagô Axé Talabi, localizado no bairro de Paratibe, em Paulista, realiza uma celebração para louvar a ancestralidade, a cultura e a fé em devoção aos orixás Ibeji, os orixás gêmeos que representam a prosperidade familiar a partir da chegada de novas crianças.
A programação acontece gratuitamente nesta quarta-feira (27) e conta com brincadeiras tradicionais, apresentações teatrais, contação de histórias, distribuição de saquinhos de Ibeji com doces e guloseimas, parque de diversões, além de sorteios de brinquedos e cestas básicas. As fichas para a distribuição dos saquinhos começam, a partir das 8h.
A Yalorixá do Terreiro, Mãe Lu de Yemanjá, explica como as crianças se desenvolvem nos terreiros, a partir das brincadeiras e do sentimento de alegria. “Os Terreiros compreendem e perpetuam as brincadeiras como ações de grandes definições para a Infância. Elas contribuem, fundamentalmente, com o desenvolvimento das crianças referente às suas capacidades para revelar, construir e ressignificar conhecimentos, atuando como narrativas sociais que integram as crianças de axé proporcionando interação com as comunidades e suas realidades históricas”, afirmou.
Para ela, as brincadeiras funcionam como uma ferramenta de autoconhecimento na infância. “Durante o brincar, as crianças podem revelar suas potências, conhecendo mais sobre si mesmas e sobre a experimentação do mundo ao seu redor. Com Ibeji nós aprendemos que brincar é um ato de resistência para viver. Por isso, brincar é um direito fundamental garantido pelas comunidades tradicionais de Terreiros”, complementou.