Sudene investe em tecnologia para impulsionar fruticultura no Vale do São Francisco

A Superintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene) está promovendo a modernização da fruticultura no Vale do São Francisco por meio do Fruitech, programa que recebeu R$ 260 mil em investimentos. Em parceria com a Universidade do Vale do São Francisco (Univasf), a iniciativa já capacitou mais de 1.500 pessoas em temas como automação, análise de dados e inovação no agronegócio. Além disso, três laboratórios de inovação foram instalados para o desenvolvimento de novas tecnologias para o setor.

O coordenador do projeto na Univasf, professor Valdner Ramos, destacou que o objetivo é fortalecer pequenos e médios produtores, ampliando a digitalização e eficiência dos processos produtivos. Entre os avanços do Fruitech, estão a validação de cinco soluções tecnológicas inovadoras e a expansão de parcerias com empresas e instituições de pesquisa, garantindo maior suporte técnico e financeiro para a cadeia produtiva.

O superintendente da Sudene, Danilo Cabral, ressaltou que a iniciativa fortalece o setor ao aproximar a tecnologia dos produtores rurais. “O Fruitech é um marco para a fruticultura nordestina, pois alia inovação e capacitação, garantindo maior competitividade e eficiência no campo”, afirmou.

Foto: Reprodução

Notícias relacionadas