
A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) julga, nesta terça-feira (6), a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR) contra sete integrantes do chamado “núcleo 4” por envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado. O julgamento está dividido em duas sessões, às 9h30 e às 14h, podendo ser retomado na quarta-feira (7), caso necessário. Os acusados são oficiais das Forças Armadas e um agente da Polícia Federal, apontados pela PGR como participantes de uma organização criminosa armada.
Foram denunciados Ailton Gonçalves Moraes Barros e Ângelo Martins Denicoli, majores da reserva do Exército; Giancarlo Gomes Rodrigues, subtenente; Guilherme Marques de Almeida, tenente-coronel; Reginaldo Vieira de Abreu, coronel; Marcelo Araújo Bormevet, agente da PF; e Carlos Cesar Moretzsohn Rocha, engenheiro e presidente do Instituto Voto Legal. Eles são acusados de crimes como tentativa de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, tentativa de golpe de Estado, dano qualificado e deterioração de patrimônio tombado.
O relator da denúncia é o ministro Alexandre de Moraes, que compõe a Primeira Turma ao lado dos ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux. A etapa atual do processo analisará se há elementos suficientes para transformar a denúncia em ação penal. Em março, o STF já havia aceitado a acusação contra o chamado “núcleo 1”, que inclui o ex-presidente Jair Bolsonaro e ex-ministros de seu governo.