
A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) anunciou uma mudança nos critérios de admissão para o Colégio de Aplicação (CAp): a partir de agora, o método definitivo de ingresso no colégio será por meio de um sorteio público. O modelo será aplicado tanto para os anos iniciais do Ensino Fundamental I, quando implementado, quanto para o 6º ano do Ensino Fundamental II, e para preencher vagas ociosas e remanescentes. A Resolução nº 15/2023 do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), que estabelece essa nova política, entrará em vigor no dia 02 de outubro O edital do sorteio deve ser publicado no início desse mesmo mês.
Até 2019, a admissão ainda era definida através de um exame de seleção. No entanto, durante o período mais crítico da pandemia de covid-19, a universidade implementou a o sistema de sorteio para todas as séries e vagas disponíveis no colégio. A decisão foi tomada conforme a Resolução nº 06/2021 do Cepe e seguiu as diretrizes das autoridades de saúde, com o propósito de evitar aglomerações.
Erinaldo Ferreira do Carmo, diretor do CAp, contextualiza a transição para o método de sorteio como forma de ingresso em todas as séries, a partir da nova resolução. Ele destaca: “Até 2019, a entrada de novos alunos se dava por meio de provas (língua portuguesa, matemática e redação). A partir de 2020, em virtude da pandemia, tivemos que realizar sorteio como forma de ingresso”.