Pela primeira vez, Petrolina sediou a abertura oficial do maior Rally das Américas, o Sertões. Com mais de 300 competidores, o evento internacional teve sua largada nesta sexta (11), com eventos na vila montada no porto fluvial e também na orla da cidade. O Rally dos Sertões terá cerca de 3 mil km de percurso em municípios de Pernambuco, Bahia e Ceará e deve deixar como resultado mais de R$10 milhões na economia de Petrolina.
O prefeito Simão Durando (Democratas) acompanhou a largada oficial e tem visitado diversos eventos preparatórios do Sertões 2023. O gestor afirmou que, desde o início da semana, os hotéis estão lotados, mais de 3 mil visitantes, entre esportistas, mecânicos e organizadores. Além disso, a competição levou ações sociais para o município.
Para o prefeito, o Rally propicia um legado para a cidade que vai além do esporte a motor. “Petrolina hoje é vitrine para o mundo inteiro. Estamos sendo retransmitidos para diversos países. E, dessa vez, através do esporte. Que honra sediar uma das maiores provas de off-road do mundo. Nossa cidade tem um grande potencial para a atração de turistas e investimentos em todas as áreas e, por isso, temos criado projetos, investido em obras de infraestrutura e realizado diversas ações para fortalecer o turismo de negócios, cultural e de lazer da capital sertaneja. Sem dúvida, ficará na história e se soma aos nossos inúmeros atrativos turísticos”, concluiu.
Ação de saúde
Enquanto os carros estavam esquentando os motores para o início das competições, Petrolina recebeu uma ação de saúde através de uma parceria entre a prefeitura e a startup SAS Brasil.
Foram ofertados atendimentos médicos especializados em oito áreas, dentre as quais, ginecologia, cardiologia, pediatria e oftalmopediatria. As equipes realizaram cerca de 3 mil atendimentos desde a segunda-feira (08). 125 óculos foram doados e serão entregues já na próxima semana, durante o evento, para as crianças que tiveram a necessidade apontada após as consultas.