
No mês alusivo às ações de conscientização e prevenção das hepatites virais, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE) promove debates com especialistas sobre o tema, com abordagens para o manejo clínico de pacientes com as hepatites B e C no sistema prisional e também com o recorte para as hepatites virais no atendimento odontológico. Fechando a programação do Julho Amarelo, na próxima sexta-feira (26), a SES-PE promoverá uma Ação de Testagem e Aconselhamento para HIV, sífilis e Hepatite B e C, das 9h às 14h, ou até o atendimento de 100 usuários, na Praça do Derby.
A programação começou hoje, com uma webinar voltada para profissionais farmacêuticos, médicos, enfermeiros e apoiadores institucionais. Das 9h às 12h, eles discutiram o tema: “Manejo Clínico das Hepatites B e C no Prisional”. Os profissionais deverão acessar o endereço HTTPS://conferenciaweb.rnp.br/rute/saude-prisional. O tema central será explanado pelo médico infectologista e hepatologista e diretor geral de Vigilância Epidemiológica, Lucas Caheté.
Já no dia 25/07 (quinta-feira), o tema será “Hepatites Virais e Atendimento odontológico na Atenção Primária Prisional”. Voltado para as equipes de saúde bucal e apoiadores institucionais da Atenção Primária Prisional (APP). A webinar será realizada das 8h às 12h e será transmitida no endereço HTTP://conferenciaweb.rnp.br/rute/teleducacao-se-pe.
A mobilização voltada para a testagem para detecção de HIV, sífilis e Hepatite B e C reunirá equipes da SES-PE na Praça do Derby. A população pode fazer a testagem das Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) de rotina em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) e por meio de parcerias com organizações da sociedade civil. Atualmente há 33 Centros no Estado.
Em Pernambuco, em 2023 foram diagnosticados 15 casos para hepatite A, 366 para o tipo B e 304 para o vírus do tipo C. Os três tipos da doença sofreram um leve aumento em relação ao ano anterior: hepatite A (12), B (335) e C (231).