
O presidente da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o senador Humberto Costa (PT), anunciou a realização de uma audiência pública marcada para a próxima quarta-feira (22), às 09h. O objetivo é debater a cobertura dos planos de saúde para crianças e jovens com TEA (Transtorno do Espectro Autista) e pessoas com doenças raras.
A audiência pública buscará soluções para um problema recorrente enfrentado pelos beneficiários de planos de saúde, que frequentemente têm tratamentos negados ou contratos desfeitos. Recentemente, a Amil, por exemplo, decidiu cancelar milhares de convênios, afetando beneficiários em todo o país.
O senador Humberto Costa destacou que as ações dos planos de saúde têm gerado grande angústia e preocupação para as famílias que necessitam de assistência contínua. “É estarrecedor saber que os planos de saúde estejam abandonando seus segurados no meio do tratamento, descredenciando clínicas e hospitais sem oferecer outras opções para os pacientes, pessoas que já estão fragilizadas. É uma situação muito grave”, afirmou o parlamentar.
Para a audiência, serão convidados representantes do Ministério da Saúde, da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), do Instituto Brasileiro de Direito do Consumidor (Idec), da Federação Nacional de Saúde Suplementar (Fenasaúde), da Associação Brasileira de Planos de Saúde (Abramge) e da Associação de Defesa dos Usuários de Seguros, Planos e Sistemas de Saúde (Aduseps).
Humberto ressaltou que a postura dos planos de saúde está colocando em risco a vida de milhares de brasileiros. “Não podemos ficar omissos diante do drama que está se criando em torno da postura dos planos de saúde. Precisamos fazer essa discussão e buscar soluções”, concluiu.