
A Rede de Enfrentamento ao Abuso e Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Pernambuco realizará amanhã (28) o Seminário Estadual Conexão com Proteção. O evento, parte das ações da campanha do 18 de maio, Dia Nacional de Enfrentamento ao Abuso e Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes, ocorrerá na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) das 8h às 16h. É esperada a participação de aproximadamente 100 pessoas, incluindo jovens acompanhados por Organizações da Sociedade Civil e defensores dos direitos das crianças e adolescentes.
“A internet, infelizmente, se tornou um terreno perigoso para crianças e adolescentes, que ficam vulneráveis à violência sexual. Nosso seminário busca alertar e capacitar profissionais da rede de atendimento e o poder público sobre a importância de criar um ambiente digital seguro. É crucial que os adultos responsáveis estejam atentos e informados, ao mesmo tempo que forneçam às crianças e adolescentes informações acessíveis para sua proteção. Precisamos também de um Plano Estadual de Enfrentamento à violência sexual, que contemple este cenário, campanhas informativas, canais de denúncia e serviços públicos acessíveis”, afirma Dolores Fastoso, da coordenação colegiada da Rede.
O primeiro painel, às 10h, abordará a prevenção da violência sexual na internet, com palestras de Dr. Mauro Ellovitch (MPMG), Gustavo Barreto (Safernet Brasil), Cinthia Sarinho (FEPETIPE), e adolescentes ativistas Iasmin Caroline, Mariani Vitória e Tainara Vitória, sob mediação de Daniela Araújo (Coordenação Colegiada da Rede).
À tarde, às 14h, o segundo painel discutirá a exploração sexual de crianças e adolescentes, com contribuições de Glauce Barbosa (Centro das Mulheres do Cabo), um representante da The Freedom Fund, e adolescentes ativistas Thayná Dandara, Iracyla Aragão e Adrian Miguel, mediado por Dolores Fastoso (Coordenação Colegiada da Rede).