Com o objetivo de fomentar o interesse dos moradores da cidade pela inovação e o desenvolvimento sustentável, Paulista vai realizar ações alusivas à comemoração da Semana de Ciência e Tecnologia. O trabalho terá programação inclusiva e robótica. As atividades vão acontecer, no dia (09), no campus avançado do Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), em Maranguape I, e de 10 a 12 no shopping North Way, que fica na área central do município.
No dia 09 de outubro, será realizada a abertura no IFPE às 14h, onde estarão presentes representantes do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, do Consórcio das Universidades de Pernambuco, entre outras entidades. Nesse momento, será lançado o projeto “Chaminé Digital”, que é um conjunto de ações com o objetivo de transformar Paulista como Capital do Litoral Norte nessa área.
De 10 a 12 de outubro, durante todo o dia nas áreas externa e interna do shopping North Way, as ações do “Chaminé Digital” focam na produção de ciência na cidade com participação da população, dos estudantes e da sociedade civil organizada. O fomento é para que empresas startups (criadoras de conteúdo para ciência, tecnologia e inovação) se instalem no município e gerem emprego e renda na cidade.
O trabalho também contempla a colocação de internet sem fio (wi-f) gratuito nas praças da cidade, mesas para robótica que contemplem o que se faz em escolas públicas e privadas que atuam em Paulista para troca de informações e transferência de tecnologia, e também mostrar o que o Sistema Nacional da Indústria SENAI cria sobre inovação, ciência e tecnologia na cidade.
“Difundir e sobretudo popularizar o acesso dos adultos, jovens, idosos, crianças e de pessoas com necessidades específicas ou limitações visuais, auditivas, intelectuais e motoras, é algo essencial para que o município esteja inserido na vanguarda do que se faz e como se faz, no aspecto da ciência, tecnologia e inovação no mundo. O trabalho vai contar com ações integradas e apoio das Secretarias de Desenvolvimento Econômico, Agropecuária e Pesca, Educação, Administração das Regionais e Executiva de Meio Ambiente entre outras”, afirmou o secretário executivo de Ciência e Tecnologia do Paulista, Wallace Melo.