As capacidades de ser flexível, de se adaptar a mudanças e de encontrar soluções criativas para contratempos é essencial para construir uma vida pessoal e profissional com muito mais consistência e resultados. As pessoas com essas habilidades têm mais chances de prosperarem em ambientes em constante mudança, de resolverem problemas complexos, de tomarem boas decisões, de serem mais resistentes e aumentarem sua autoconfiança à medida que vão conquistando seus objetivos.
Médico, professor e escritor brasileiro, Eugenio Mussak escreveu sobre carreira, liderança e desenvolvimento pessoal. Entre seus ensinamentos, ele argumenta que a flexibilidade é peça fundamental para o sucesso na carreira e na vida pessoal. Mussak enfatiza que as pessoas precisam ser capazes de se adaptar a novas situações, aprender novas habilidades e enfrentar problemas com criatividade para continuarem a crescer e a realizar seus sonhos e objetivos.
No mundo de hoje, aqueles que não conseguem se adequar são deixados para trás e têm de ceder a dianteira para pessoas que são capazes dessa adequação. Ou seja, os mais flexíveis e ágeis têm maiores chances de prosperar em um mundo dinâmico. A vida é dinâmica e sempre apresenta desafios que exigem flexibilidade e pensamento inovador para superá-los. Mas, além dessas razões, há várias outras que mostram como é vantajoso ser flexível e ter facilidade de adaptação nas mais diversas áreas da vida.
Falando em termos profissionais, mais propriamente sobre liderança, podemos lembrar as lições de Stephen R. Covey, em seu livro “Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes”. Segundo ele, a flexibilidade é um dos hábitos mais importantes para o sucesso, sendo fundamental para a liderança eficaz, já que os líderes precisam ser capazes de se adaptar rapidamente às necessidades e demandas de suas equipes e organizações para tomar decisões mais bem-fundamentadas e buscar soluções inovadoras.
Quando as pessoas são capazes de se adaptar a mudanças e encontrar soluções para problemas, elas se sentem mais confiantes, aumentam a autoestima e a autoconfiança. Isso retroalimenta a flexibilidade e a adaptabilidade, mantendo uma espiral positiva ascendente de capacitação para a criação de um mindset de crescimento, riqueza e prosperidade. Pensar positivo é pensar grande. Adaptar-se é crescer.