Secretários e Secretárias de Estado de Pernambuco participaram, ontem (08), no Recife, do “Letramento em Equidade de Gênero e Raça”, encontro articulado através de parceria entre as secretarias de Desenvolvimento Social, Criança, Juventude e Prevenção à Violência e às Drogas; da Mulher; de Administração; de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional (Seplag).
A atividade faz parte de um ciclo de ações pensadas pelo Governo do Estado para a promoção e o aperfeiçoamento de suas equipes em temas relativos à justiça social. O intuito, a longo prazo, é que o aprofundamento dos conhecimentos resulte em ações mais afirmativas, justas e igualitárias para pernambucanas e pernambucanos.
O momento contou com duas palestras. A primeira, “Formação e Prática: promoção da equidade nas políticas públicas e secretarias do Estado”, foi conduzida por Giszele Silva, educadora e consultora de Diversidade Étnico-Racial e de Gênero. “Políticas públicas e orçamento público sensível à raça e gênero” foi o tópico abordado por Delton Aparecido, professor e membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros.
“As exposições abriram nossa mente em relação a como podemos fazer políticas mais afirmativas, de inclusão. No meu caso, trazer mais as pessoas negras, as mulheres, para a tecnologia, para a inovação. Temos ações já implementadas, mas pude sentir, neste encontro, que a amplitude da pauta é muito maior”, pontuou Mauricélia Montenegro, secretária de Ciência, Tecnologia e Inovação.
O encontro foi também uma oportunidade para o compartilhamento de vivências. “A realização da primeira turma de letramento em equidade de gênero e raça para os secretários de estado de Pernambuco é uma ação fundamental. Todos puderam compartilhar experiências e compreender a importância de fortalecer as políticas públicas com foco nesse tema”, destacou a secretária da Mulher, Mariana Melo.