
Durante o mês de janeiro, a Secretaria de Saúde do Recife (Sesau) ofertará a profilaxia PrEP – método de prevenção à Aids que consiste na tomada de comprimidos orais antes da relação sexual, para reduzir o risco de adquirir o vírus – e os testes rápidos para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) além dos dias úteis, estendendo os serviços a todos os sábados, sob demanda espontânea. O PrEPara a Prevenção! para o carnaval funcionará nos Serviços de Atenção Especializada em HIV/Aids (SAE) da Policlínica Lessa de Andrade, na Madalena, e da Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista.
A PrPEPara a Prevenção! é voltada para qualquer pessoa em situação de vulnerabilidade para o HIV e que, por isso, demande a profilaxia PrEP. “Nossa estratégia ajuda na prevenção desta infecção, ao mesmo tempo que permite o diagnóstico e o tratamento de outras ISTs, interrompendo a cadeia de transmissão”, ressalta o coordenador do Setor da Política de IST, HIV/Aids e Hepatites Virais do Recife, Airles Ribeiro. Isso porque, além dos medicamentos, os usuários têm acesso a insumos, como preservativos e gel lubrificante, além de testagens rápidas. “Em caso de resultado positivo, são acolhidos nos próprios SAEs para dar seguimento ao tratamento adequado”, reforça. Nos sábados de janeiro, o funcionamento será das 8h às 15h.
Os parâmetros epidemiológicos para HIV/Aids no Recife apontam 2.239 novas infecções pelo HIV no período de 2021 a 2023 (dados até novembro). “Porém, devido ao trabalho da Sesau, identifica-se uma queda gradativa anual, com 886 casos em 2021, 825 casos em 2022 e 548 casos em 2023. Comparando 2023 com 2021, obteve-se uma queda de 36,7%”, afirma Airles. “A Prefeitura do Recife, buscando a acentuação e a consolidação dessa diminuição, vai aproveitar o mês que antecede o Carnaval para intensificar o PrEPara a Prevenção!, ação de democratização do acesso a Profilaxia Pré-Exposição”, ressalta.