Rodoviários se manifestaram contra a empresa Metropolitana

Foto: Reprodução/Sindicato dos Rodoviários do Recife e da Região Metropolitana


No início da manhã de hoje, trabalhadores da empresa Metropolitana também se mobilizaram e realizaram uma paralisação de 2h que terminou por volta das 8h da manhã. Os motoristas fecharam a garagem da empresa, localizada no Barro, Zona Oeste do Recife, e bloquearam os dois sentidos da BR-101 nas imediações do Terminal Integrado da Macaxeira. O Sindicato dos Rodoviários de Recife e Região Metropolitana informou que os condutores questionam valores descontados dos salários dos profissionais que paralisaram as atividades entre setembro e outubro de 2020 em protesto contra a adoção da dupla função de motorista e cobrador.

A Metropolitana emitiu nota afirmando que o sindicato “impediu ilegalmente a saída da frota da empresa, comprometendo a operação de 52 linhas e prejudicando toda a população usuária do serviço”. De acordo com a companhia de transportes,“a paralisação ocorreu sem qualquer aviso-prévio e agride não só o direito dos usuários do transporte público como toda a legislação que regulamenta o direito de greve e de prestação de serviços essenciais”.

Por sua vez, o Grande Recife Consórcio de Transporte passou a executar, nesta quinta-feira (13), um Plano de Contingência para reduzir os impactos da paralisação das linhas Centro e Sul do Metrô. A operação envolve a ativação de três linhas especiais, além também do reforço, da alteração e o prolongamento no itinerário de outras que devem seguir viagem até o Centro da Capital. Agentes do órgão estão nas ruas acompanhando todo o Plano de Contingência e fazendo os devidos ajustes na operação.

Notícias relacionadas