Reino Unido aprova lei que criminaliza venda de cigarros e vaporizadores a nascidos depois de 2009

Foto: Reprodução

O Parlamento do Reino Unido aprovou na terça-feira (16) à noite uma medida que tornará crime a venda de tabaco e vaporizadores para indivíduos nascidos após 1º de janeiro de 2009, que atualmente têm 15 anos de idade. A iniciativa, que entrará em vigor em abril do próximo ano, segundo a secretária da Saúde e Assistência Social britânica, Victoria Atkin, visa criar a primeira geração livre do fumo.

“Estamos criando uma geração livre de fumo, que garantirá que ninguém que complete 15 anos ou menos este ano compre legalmente tabaco, salvando essas pessoas da miséria das repetidas tentativas de deixar de fumar. Além disso, disse ela, essa legislação vai tornar a economia “mais produtiva e ajudar a construir um serviço de saúde que proporciona cuidados mais rápidos, simples e justos”, defendeu Victoria Atkin.

Para garantir o cumprimento das novas regras, os responsáveis pelo setor receberão poderes adicionais para impor multas àqueles que violarem a proibição de venda a menores de 15 anos. O dinheiro arrecadado será direcionado para financiar novas medidas de aplicação da lei.

A legislação também proibirá a venda e o fornecimento de vaporizadores descartáveis, uma medida anunciada anteriormente pelo governo. Victoria Atkin destacou que os vaporizadores representam riscos à saúde dos jovens, sendo comercializados de forma atrativa e acessível, o que pode resultar em uma nova geração de dependência de nicotina.

A nova lei também visa restringir sabores e embalagens que atraiam crianças e modificar a forma como os vaporizadores são exibidos nas lojas, com o objetivo de proteger os jovens da exploração comercial e prevenir o surgimento de um novo ciclo de dependência.

Notícias relacionadas