Durante reunião realizada ontem (29), o presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Pernambuco (OAB-PE), Fernando Ribeiro Lins, e o presidente do Laboratório Farmacêutico do Estado de Pernambuco Governador Miguel Arraes (Lafepe), Plínio Pimentel, discutiram a regulamentação da produção e distribuição de medicamentos à base de cannabis em Pernambuco. O encontro contou, também, com a presença do presidente da Comissão de Direito da Cannabis Medicinal (CDCM) da OAB-PE, Sérgio Urt.
“Esse é um tema que precisa ser discutido em ampla escala, em todos os setores. A OAB-PE tem buscado o alinhamento com outros órgãos para a garantia do acesso ao medicamento pela população. No sistema OAB, temos a segunda comissão sobre o tema no Brasil. Precisamos avançar”, destacou o presidente da OAB-PE, Fernando Ribeiro Lins.
Plínio Pimentel, compartilhou os esforços do laboratório em promover discussões sobre a cannabis medicinal. “Temos percorrido o Brasil inteiro para ouvir e debater sobre o uso de medicamentos à base da cannabis. Vamos estudar todas as possibilidades para quando todos os trâmites forem regulamentados, Pernambuco possa fazer a produção e a distribuição”, afirmou o presidente do LAFEPE.
Sérgio Urt falou sobre o papel desempenhado pela Comissão de Direito da Cannabis Medicinal da OAB-PE na divulgação do tema e os avanços no diálogo para a regulamentação. “Enquanto comissão, temos um corpo técnico de estudo permanente, tanto jurídico, como médico e científico. A gente avança nessa questão que é necessária, é urgente”, ressaltou.
Também estiveram presentes na reunião a vice-presidente e o secretário da CDCM, Maria Luíza Cabral e Robson Evangelista, respectivamente. Do LAFEPE, participaram o diretor Comercial, Djalma Dantas; a diretora Técnica, Bety Senna, e o chefe de gabinete, Leonardo Paes Barreto.
Foto: Reprodução