Neste sábado (23), acontece a partida da 34ª edição da Regata Internacional Recife Fernando de Noronha (Refeno), no Marco Zero do Recife. Na ocasião, 91 barcos e suas tripulações vão iniciar a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago.
“Estamos muito felizes com a realização de mais uma Refeno, a 34ª edição. Teremos mais de 90 barcos inscritos e mais de 700 tripulantes. E com o apoio da Marinha e da Administração de Fernando de Noronha, vamos fazer mais um grande evento. E sempre com a preocupação com a preservação do Meio Ambiente, na qual estamos ampliando com a parceria com uma empresa que vai fazer a compensação da emissão de gases do Efeito Estufa”, destacou o Comodoro Delmiro Gouveia.
A novidade da Refeno deste ano é que a regata está ainda mais sustentável. Com apoio do Genio Carbon, 2023 vai marcar a primeira regata oceânica carbono neutro da América Latina. O Genio Carbon, além de medir as emissões de gases do Efeito Estufa do evento, também vai realizar a compensação dessas emissões, através da plataforma Genio Carbon Marketplace.
“O esporte em vela em si já é sustentável, mas todas as atividades correlatas à regata emitem gases do efeito estufa, deste os alimentos que serão servidos, deslocamento dos colaboradores, equipes que vão de avião, combustível dos veículos e de barcos de apoio, combustíveis dos geradores, energia elétrica. Temos um software que faz esses cálculos e vamos adotar esse sistema da Refeno desde ano”, explicou Marcos Vinicius, estrategista de negócios da Ambipar, responsável pelo Genio Carbon.