
Fotos: Reprodução
O presidente Lula (PT) escolheu, na tarde de hoje (06), dois novos ministros: o deputado federal Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) assume o Ministério de Portos e Aeroportos, enquanto o deputado federal André Fufuca (PP-MA) fica à frente do Ministério do Esporte.
Essas nomeações refletem a estratégia de Lula de fortalecer sua relação com o Centrão. O grupo, composto por Republicanos e Progressistas, detém a maioria no Congresso Nacional e desempenha um papel crucial na aprovação das agendas governamentais, incluindo o arcabouço fiscal e a reforma tributária.
Segundo fontes do Planalto, Ana Moser, que, até então, era a responsável pela pasta do Esporte, recusou o cargo de autoridade olímpica oferecido por Lula. Por sua vez, Márcio França, que liderava o Ministério de Portos e Aeroportos, deve ser realocado para um novo ministério focado em empreendedorismo e economia criativa.
Quanto a outras possíveis mudanças ministeriais, os postos de comando na Caixa Econômica Federal e na Fundação Nacional de Saúde (Funasa) devem ser definidos posteriormente.
No momento, o presidente está reunido com os dois novos ministros no Palácio da Alvorada, acompanhado pelo ministro da Secretaria das Relações Internacionais (SRI), Alexandre Padilha, e pelo ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Paulo Pimenta. A expectativa é de que o anúncio seja feito através de nota ainda na noite de hoje.