Reforço na segurança: presídios federais passarão a ter muralhas e reconhecimento facial

Foto: Reprodução

Após a fuga de dois detentos da Penitenciária Federal de Mossoró (RN) ocorrida na última quarta-feira (14), o Ministério da Justiça e Segurança Pública anunciou uma série de medidas para fortalecer a segurança nos cinco presídios federais do país. O anúncio foi feito pelo ministro Ricardo Lewandowski.

Uma das principais ações a serem implementadas é a modernização do sistema de videomonitoramento em todas as unidades, bem como o aperfeiçoamento do controle de acesso, incluindo a implementação de tecnologia de reconhecimento facial para todos os indivíduos que ingressarem nas unidades prisionais.

Além disso, está prevista a ampliação dos sistemas de alarmes e sensores de presença nas unidades prisionais federais. O governo também planeja utilizar recursos do Fundo Penitenciário Nacional (Funpen) para a construção de muralhas em todos os presídios federais, seguindo o modelo adotado no presídio do Distrito Federal.

Outra medida anunciada é a requisição para a nomeação de 80 policiais penais federais aprovados em concurso público, que serão designados para reforçar o sistema prisional federal. Parte desse contingente será destinada para atuar especificamente em Mossoró.

Notícias relacionadas