Refeno: no Marco Zero, partida contou com 88 barcos

Foto: Divulgação

A largada da 34ª edição da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha-Refeno foi realizada no sábado (23), no Marco Zero do Recife. 89 veleiros iniciaram a travessia das 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago. Da lista inicial de inscritos, apenas o João de Botas não seguiu para Noronha.
A partida foi dividida em cinco grupos, separados por horário a partir do meio-dia. Na disputa pelo Fita Azul, o Adrenalina Pura, Aventureiro 4, Reforça D4 e Kastel Patoruzú saíram às 14h.
Um tiro de canhão anunciou a partida de cada grupo. Além disso, a Bateria Gigante do Samba animou o público no Marco Zero do Recife.
A partida foi transmitida pelo canal do YouTube da Refeno. A narração foi feita pelo jornalista Ronan Tardin com comentários de Ricardo Baggio, o Kadu, ex-Sportv.
Os 88 barcos participantes na regata vêm de 15 estados do Brasil. Os estados com maior representatividade são Bahia, Pernambuco e São Paulo, com 16 veleiros cada. Em seguida, o Rio de Janeiro vem com 11 barcos. Também estão na competição embarcações de Rio Grande do Sul (6); Paraíba e Paraná (3); Goiás, Minas Gerais, Rio Grande do Norte, Sergipe e Santa Catarina (2 cada); Pará, Alagoas e Distrito Federal (1 cada).
Tem ainda quatro estrangeiros, sendo três da Argentina – Ladino, Wisdom e Talisman– e um da África do Sul, o Arabella.
O atual campeão da Refeno é o barco pernambucano Aventureiro 4, do comandante Hans Hutzler, que fez a travessia das 300 milhas náuticas em 2022 em 32 horas, 49 minutos e 46 segundos.

Notícias relacionadas