
Com o aumento da participação de mulheres, tendo 20% da quantidade de velejadores, as novidades da Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha (Refeno) 2024 foram apresentadas ontem (17), em coletiva de imprensa, no Restaurante Chicama, no Cabanga.
A partida da 35ª Refeno será no dia 28 de setembro, ao meio-dia, no Marco Zero do Recife. Serão 300 milhas náuticas (560 km) até o arquipélago e já com 93 embarcações inscritas.
Participaram da coletiva o Comodoro do Cabanga, Altair Júnior; o Vice-Comodoro, Mário Jácome; Ruy Rattacaso, vice-presidente do Conselho Deliberativo, o diretor da Refeno, Walter Neukranz; o Capitão da Capitania dos Portos de Pernambuco (CPPE), Comandante Tojal; a Administradora de Fernando de Noronha, Thallyta Figuerôa; o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Paulo Nery; o presidente da Empetur, Eduardo Loyo; e o presidente da Comissão de Regata da Refeno, Edival Júnior.
“Será uma Refeno histórica por ter 20% de mulheres participando. Aumentamos em 5% comparado à última edição e já estamos fazendo história. Será a maior Refeno de todas. Estamos sempre preocupados com o meio ambiente, com carbono zero, plástico zero, realizamos ações jurídicas, sociais e médicas também. E o pontapé inicial será com um grande show de Bell Marques”, afirmou o Comodoro Altair Júnior.
O Capitão dos Portos de Pernambuco, Comandante Tojal, ressaltou o apoio da Marinha do Brasil na maior regata oceânica da América Latina.
“Promover um evento dessa magnitude com barcos de vários estados do Brasil e até de fora do país é um desafio. É uma satisfação para a Marinha do Brasil em poder contribuir. Vamos participar da largada com o Navio Patrulha Macau e prestaremos o serviço de segurança e apoio aproximado durante a regata para que tudo seja feito de forma segura”, explicou.