Reeleito pela 6ª vez, Putin afirma que a Rússia não vai se deixar intimidar

Foto: Reprodução

O presidente russo, Vladimir Putin, garantiu sua reeleição para mais seis anos no Kremlin, destacando que a Rússia não se deixará intimidar por seus oponentes. Putin, que está no poder há quase um quarto de século, obteve mais de 87% dos votos, de acordo com a agência oficial russa Ria Novosti. Este foi o melhor resultado de Putin em uma eleição onde a oposição foi excluída.

Ao dirigir-se aos russos no final do domingo, Putin agradeceu aos eleitores por seu apoio, enfatizando a importância da “consolidação política interna” em um momento marcado pelo conflito com a Ucrânia e sanções do Ocidente.

“Não importa quem quer nos intimidar ou quanto, não importa quem quer nos esmagar ou quanto, nunca ninguém conseguiu fazer nada assim na história. Não funcionou hoje e não vai funcionar no futuro”, afirmou.

Os três candidatos derrotados reconheceram a vitória de Putin ainda com 52% das urnas apuradas.

As eleições, realizadas ao longo de três dias, foram marcadas por incidentes na fronteira com a Ucrânia e protestos em locais de votação. O presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, criticou Putin, enquanto líderes ocidentais lamentaram a falta de eleições verdadeiramente livres e justas na Rússia.

Notícias relacionadas