Foto: Péricles Chagas
Em assembleia geral realizada hoje pelo Sindicato dos Trabalhadores em Educação em Pernambuco (Sintepe), a categoria decretou greve na Rede Estadual de Ensino do estado. A deflagração da greve será dia 25 de julho, dia do retorno dos professores e demais servidores às aulas após o período de férias escolares.
A decisão pela greve foi unânime entre os cerca de mil e duzentos trabalhadores presentes na reunião e teve o aporte de mais de mil trabalhadores que estavam acompanhando o plenário remotamente através das redes sociais.
“Essa greve foi decretada em defesa do nosso plano de cargos e carreira, em defesa do piso salarial do magistério, da valorização e da escola pública”, afirmou Ivete Caetano, presidenta do Sintepe.
A principal reivindicação do sindicato é o reajuste de 14,95% para todos os servidores da Secretaria de Educação de Pernambuco – professores, assistentes administrativos e analistas educacionais. Este percentual é baseado na atualização do Piso Salarial Nacional do Magistério, que é corrigido anualmente por meio de lei federal.