
As obras de recuperação estrutural da Ponte 12 de Setembro, conhecida como Ponte Giratória, seguem avançando no Recife. Retomadas no fim de setembro de 2023, após nova licitação, as intervenções já atingiram 14% de conclusão e contam com um investimento de aproximadamente R$ 14,3 milhões. Nesta quinta-feira (9), o prefeito João Campos e o vice-prefeito e secretário de Infraestrutura, Victor Marques, vistoriaram o andamento dos trabalhos e reforçaram a importância da requalificação para garantir segurança e estabilidade ao equipamento.
A nova fase da obra inclui a protensão externa das vigas longarinas, reforço estrutural no tabuleiro da ponte e tratamento de fissuras. Para essa etapa, foi necessário fresar toda a ponte para a retirada do asfalto e realizar cortes no concreto, permitindo a implantação de novo reforço de armação. Segundo o vice-prefeito Victor Marques, durante o restauro foram identificados danos estruturais não previstos, levando à necessidade de interdição e um novo projeto de reforço para garantir a segurança da estrutura.
Com 195,25 metros de extensão e cinco vãos, a Ponte Giratória liga os bairros de São José e do Recife. Seu projeto inclui faixas de rolamento, passeios para pedestres e elementos estruturais que passam por restauração técnica minuciosa. De acordo com João Campos, grande parte do trabalho ocorre internamente, o que pode não ser visível para quem passa pelo local, mas é essencial para a durabilidade da ponte. “A obra segue firme, com recuperação de todas as longarinas e aplicação de técnicas seguras para garantir a estabilidade dessa ponte tão importante para a cidade”, destacou o prefeito.
Fotos: Divulgação