
A partir de junho, Recife contará com um voo direto para o Porto, em Portugal, operado pela Azul Linhas Aéreas. O anúncio foi oficializado ontem (15), em Brasília, com a presença do prefeito do Recife, João Campos. A nova rota terá três frequências semanais, com passagens disponíveis para venda a partir do dia 30 de janeiro. Essa conexão reforça o papel do Recife como o maior hub aéreo do Nordeste e a única capital da região a oferecer voos diretos de uma companhia nacional para a Europa.
A iniciativa é fruto de uma articulação entre a Prefeitura do Recife, a Secretaria de Turismo e Lazer, o Ministério de Portos e Aeroportos, o Ministério do Turismo, a Câmara Federal e a Azul. Atualmente, Recife já conta com 13 voos semanais para Lisboa, operados pela TAP, e quatro rotas internacionais pela Azul (Orlando e Fort Lauderdale, nos EUA; Montevidéu, no Uruguai; e Assunção, no Paraguai). “Essa rota fortalece o Recife como o principal hub da Azul no Nordeste, promovendo o turismo, impulsionando a economia e facilitando o intercâmbio cultural entre Brasil e Portugal”, destacou João Campos.
A relação histórica entre Recife e Porto, firmada em 1981 por meio de um acordo de geminação, será fortalecida pela nova rota, que também impulsionará o turismo e a economia local. Fábio Campos, diretor de Relações Institucionais da Azul, reforçou o compromisso da empresa com a expansão internacional e a conectividade regional. Atualmente, o Recife está ligado a 44 destinos, sendo 36 nacionais e 8 internacionais, consolidando-se como um ponto estratégico para conexões entre o Brasil e o exterior.
Foto: Reprodução